Virtualização é a criação de uma versão virtual de um sistema operacional, um servidor, um dispositivo de armazenamento ou de rede.
Traçando um paralelo entre o real e o virtual, em TI algo real pode ser algo físico como um hardware, no qual você instala e configura, e já o virtual é uma criação simulada desses componentes reais. Funciona dividindo um recurso de hardware físico em partes, que podem ser usadas para fins diversos.
Melhor aproveitamento de hardware
Boa parte dos recursos do computador ficam ociosos pela maioria do tempo, é extremamente raro executar uma tarefa que exija quase toda a capacidade de seu computador, a não ser que você tenha uma máquina com uma configuração baixa e rode softwares gráficos neste. Quando uma máquina virtual é inicializada, boa parte destes recursos ociosos são alocados, e o seu computador passa a usar quase que seu desempenho total.
Economia
Com uma máquina virtual, o usuário tem diversos benefícios financeiros, como corte de gastos com aquisição de novos hardwares, gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de eletricidade, dentre outras coisas que podem vir a custar algum dinheiro do usuário.
Segurança
A sua máquina não está restrita a receber apenas uma virtualização, várias máquinas virtuais podem ser criadas dependendo dos recursos que você tem disponíveis, o que adiciona várias aplicações, como um ambiente de teste para novos sistemas operacionais; segurança quando você tentar executar algum software suspeito, pois somente a máquina virtual poderá ser afetada; a simples liberdade para buscar novas experiências.
Solicite um Contato: