As empresas estão cada vez mais dinâmicas, com diversificação de tarefas, separação de projetos por equipe, entre outras modificações. Com este novo cenário se fez necessário um mecanismo que gerenciasse prazos, execuções e desempenho, para que tudo seja entregue ao cliente na data prevista e haja uma melhor organização na área de trabalho.
Diante destas necessidades apontadas, nossa busca por ferramentas e tecnologias gratuitas que cooperam para o dia a dia da empresa continua.
Para conferir as ferramentas de gestão citadas na última semana, clique aqui.
Esta semana abordaremos tecnologias de gerenciamento de projeto e tarefas. E são elas Wunderlist e Trello, para conhece-las melhor, continue a leitura.
Wunderlist
A partir de uma interface simples, intuitiva e moderna, o Wunderlist é uma ferramenta que auxilia a organização de projetos e possibilita que se faça lembretes a partir da definição de datas de conclusão para cada tarefa, evitando qualquer esquecimento ou deixando que parte da tarefa não seja executada, garantindo assim, a produtividade da equipe.
O programa cria listas para que as tarefas sejam separadas por grupos, e é um campo ilimitado, não restringindo as subdivisões e passos das suas tarefas. Pode-se até utilizar hashtags (#) para cada contexto de tarefa. Conforme as datas de entrega vão se aproximando, ele apontar as suas tarefas e depois começar a eliminá-las conforme vão sendo concluídas.
Dentre os benefícios do Wunderlist está a hospedagem de todas as suas comunicações em umúnico local, acessível a todos os membros da equipe, e anotar ali todas as ideias para garantir que estarão armazenadas.
É um programa totalmente gratuito e está disponível em versões para Mac, Windows, iOS, Windows Phone e Android. Se sua empresa faz o uso de diferentes sistemas operacionais, o Wunderlist é uma ótima escolha, até porque como funciona em um sistema de nuvem, ele faz sincronizações automáticas, a lista que você organizou no computador pode ser vista no celular.
Para começar a fazer o uso do mesmo, basta fazer um cadastro no site com login e senha. É preciso este cadastro mesmo depois do download, pois o programa trabalha com um servidor que loca todo o conteúdo no site para sincronizar com todos os dispositivos.
Trello
Também é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas, mas não é necessária a sua instalação, pois é um site que pode ser acessado a partir de qualquer navegador.
É totalmente gratuito, no entanto dispõe da versão Gold que é paga e disponibiliza mais recursos.
Sua interface é composta de “boards” e “cards”. Boards são quadros com assuntos específicos, nos quais podem ser inseridas colunas de listas que são chamadas de cards, que são os passos daquele projeto (caso o board seja um nome de projeto) , ou as tarefas daquele dia (caso o seu board seja um dia da semana).
É dentro de cada card que as datas de entrega serão inseridas, com seus respectivos links, comentários, imagens (ou seja, a tarefa executada e os comentários de quem avalia e gerencia estas tarefas).
O Trello possui algumas facilidades para que o mesmo seja usado em equipe, já que possibilita a marcação dos membros (cada um com o seu cadastro no trello) atribuindo a cada um deles as funções de trabalho ao marcá-lo em um “Card” diferente, deste modo, cada um fica ciente de qual é a sua contribuição naquela tarefa e o gerente de tarefas pode monitorar o progresso de cada um deles.
Nos cards também são definidos os status, através de etiquetas “Labels”, caso a tarefa esteja em processo, ou se foi concluída, aprovada, entre outros. Os status são editáveis e seguem as necessidades de cada empresa/ equipe. Os cards possuem check-lists que permitem que o progresso seja feito a parir de níveis de porcentagem.
Estas foram as ferramentas de gerenciamento de tarefas, e semana que vem abordaremos tecnologias de produtividade.
A NocTi está sempre pronta para ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa através de nossas soluções. Conheça o universo Zimbra.
No Comments